Diálogos IV – Parmênides / Político / Filebo / Lísis – Platão

Diálogos IV – Parmênides, Político, Filebo, Lísis - PlatãoEste livro reúne quatro Diálogos apresentados por Platão: Parmênides (ou Das Formas); Político (ou Da Realeza); Filebo (ou Do Prazer); Lísis(ou Da Amizade).

Neste volume, o leitor é desafiado a comprovar a atualidade do pensamento filosófico clássico da Antiga Grécia, sobretudo do pensamento platônico. As ideias e o pensamento do sábio Platão contidos nessa seleção dirigem-se para a genialidade, que tem como característica perdurar-se no tempo.

Atualmente, se faz necessária a profunda reflexão sobre os Diálogos neste volume selecionados. Um mundo que se importa apenas com as formas, e menos com as ideias; um mundo hedonista, preocupando-se apenas com o prazer; um mundo que despreza a amizade; um mundo no qual a política, longe de liderar, traz a sordidez, e que deve ser repensado à luz da reflexão filosófica.

Sobre o autor

Platão (em grego antigo: Πλάτων, transl. Plátōn) foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental. Acredita-se que seu nome verdadeiro tenha sido Arístocles.

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *