The Emancipation of Mimi é o décimo álbum de estúdio da artista musical estadunidense Mariah Carey. O seu lançamento ocorreu em 12 de abril de 2005, através da The Island Def Jam Music Group. Com a má recepção crítica e comercial de seus álbuns anteriores Glitter (2001) e Charmbracelet (2002), The Emancipation of Mimi foi considerado um álbum de “retorno” de Carey e tornou-se o seu lançamento com maior número de vendas nos Estados Unidos em uma década. Na gravação do álbum, a cantora trabalhou com diversos produtores, incluindo Snoop Dogg, Twista, Nelly, Pharrell Williams e James “Big Jim” Wright. Muitos deles aparecem como participação especial em algumas faixas.
Carey optou em usar sua personalidade alternativa e apelido Mimi no título do disco, revelando um lado mais íntimo da cantora, visto no tema declarativo do álbum, que fala sobre a emancipação dos contratempos pessoais e comerciais da artista. Embora tenha uma produção vocal similar ao seus trabalhos anteriores e baladas, o álbum incorpora estilos musicais derivados da música dance e estilos de andamento acelerado de acordo com seu motivo de comemoração. Tendo como sonoridade principal o R&B e o hip hop, ao contrário de seus álbuns anteriores, que eram mais derivados do R&B e de estilos musicais adultos, o álbum engloba uma variedade de interpolações de outros gêneros, como o soul e o gospel retrô da década de 70.
Sobre a cantora
Mariah Carey (Huntington, 27 de março de 1969) é uma cantora, compositora, produtora musical e atriz estadunidense. Reconhecida por seu alcance vocal de cinco oitavas, estilo de canto melismático e uso exclusivo do registro de apito, ela é referida como “Pássaro Supremo” e “Rainha do Natal”. Ao longo de sua carreira, Carey tem sido considerada uma das maiores e mais influentes vocalistas da história da música gravada. Ela é creditada por ter influenciado a construção vocal de diversos artistas de diversos gêneros musicais e como uma das primeiras artistas a popularizar o hip hop e a prática dos remixes na música popular.
Comentários
Nenhum comentário ainda.