Uma História da Filosofia – Vol. I – Frederick Copleston

Uma História da Filosofia - Vol. I - Frederick Copleston

Grécia, Roma e filosofia medieval

Aclamada como a melhor história da filosofia disponível em língua inglesa, a obra de Frederick Copleston, inédita no Brasil, é uma narrativa ao mesmo tempo objetiva e abrangente do itinerário filosófico no Ocidente. O autor apresenta a evolução do pensamento filosófico segundo os seus protagonistas, partindo do contexto histórico de cada um deles. Influências, convergências e divergências, tudo é apresentado com a necessária clareza para um leitor que Copleston supunha iniciante. Sua obra é, portanto, ao mesmo tempo um vislumbre de toda a tradição filosófica e uma via de acesso a ela.

Neste primeiro volume, a presente edição reúne a história da filosofia greco-romana antiga e a história da filosofia medieval até o século XIII. O leitor poderá acompanhar as raízes da filosofia na Grécia e o seu posterior desenvolvimento, que passa pelo legado latino e a queda do império romano e deságua nos baluartes do pensamento medieval. Períodos e escolas obscuros, ou muitas vezes simplificados, tais como os sofistas, o estoicisimo, o neoplatonismo, a patrística, o renascimento carolíngio e mesmo as influências judaicas e islâmicas na filosofia medieval, todos encontram aqui uma apreciação histórica sóbria e honesta.

Sobre o autor

Frederick Charles Copleston (1907-1994) nasceu em Taunton, na Inglaterra. Graduou-se em Oxford em 1929; no ano seguinte, ordenou-se padre jesuíta.

Escreveu diversos livros sobre História e Filosofia. Tornou-se célebre por seu debate televisivo com o filósofo Bertrand Russel acerca da existência de Deus.

Sua maior contribuição é a obra-prima A History of Philosophy, publicada em 9 volumes, entre 1946 e 1975.

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *