Uma história da filosofia – Vol. IV – do utilitarismo a Sartre
Aclamada como a melhor história da filosofia disponível em língua inglesa, a obra de Frederick Copleston, inédita no Brasil, é uma narrativa ao mesmo tempo objetiva e abrangente do itinerário filosófico no Ocidente. O autor apresenta a evolução do pensamento filosófico segundo os seus protagonistas, partindo do contexto histórico de cada um deles. Influências, convergências e divergências, tudo é apresentado com a necessária clareza para um leitor que Copleston supunha iniciante. Sua obra é, portanto, ao mesmo tempo um vislumbre de toda a tradição filosófica e uma via de acesso a ela.
Este quarto volume é o que encerra a edição brasileira. Desde Nietzsche, que tratou no volume anterior, o Pe. Copleston avança para o restante da filosofia moderna até sua contemporaneidade. Ele analisa o empirismo britânico, com Stuart Mill e Spencer, e também o idealismo e o pragmatismo na América, e, nesse contexto, o pensamento de Bertrand Russell e John Dewey. Explica, em seguida, a filosofia francesa pós-Revolução, desde Auguste Comte até Bergson, Sartre, Merleau-Ponty e Lévi-Strauss, e inclui outros nomes importantes, como Joseph Maréchal e Louis Lavelle. Ao mesmo tempo acessível a principiantes e proveitosa para pesquisadores avançados, esta obra monumental é imprescindível na biblioteca de qualquer estudioso da área.
Sobre o autor
Frederick Charles Copleston (10 de abril de 1907 – 3 de fevereiro de 1994) foi um padre jesuíta, filósofo e historiador da filosofia, famoso por sua influente obra História da Filosofia (1946-75). Além desta sua influente obra, uma das contribuições mais significativas de Copleston para a filosofia moderna foi o seu trabalho sobre as teorias de Tomás de Aquino. Ele tentou esclarecer a doutrina de Aquino dos Quatro Caminhos (na Suma Teológica) fazendo uma distinção entre causas in fieri e causas in esse. Fazendo isto, Copleston evidenciou que Tomás de Aquino propôs antes um conceito de um Deus onipresente que o de um ser que poderia ter desaparecido após organizar a cadeia de causas e pô-las em movimento.
Comentários
Nenhum comentário ainda.