O Outono da Idade Média – Johan Huizinga

Publicado em 1919, O outono da Idade Média é um dos grandes clássicos da história cultural. Aqui, o medievo é visto na plenitude de seus contrastes, distante do lugar-comum segundo o qual não passaria de uma transição letárgica entre a Antiguidade e o Renascimento.

Neste estudo, o historiador holandês Johan Huizinga utilizou métodos e fontes pouco usuais em sua época para mostrar a vida medieval em sua expressão cultural, artística e religiosa, assim como seus modos de sentir felicidade, sofrimento e afeto.

Entre o passado e o futuro de uma ciência fundada sobre alicerces vacilantes, Huizinga trabalha com as tensões permanentes associadas ao desejo simultâneo de compreender e narrar um período tão rico de nossa história.

Sobre o autor

JOHAN HUIZINGA nasceu em Groningen, na Holanda, em 1872. Historiador e linguista, ficou conhecido nas áreas de história cultural e teoria da história. Doutor em literatura sânscrita, Huizinga começou seus estudos em linguística. Em 1902, ele começou a se interessar mais pela história medieval e do Renascimento. Capturado pelos nazistas em 1942 após a ocupação da Holanda, foi banido da universidade e passou a viver na casa de um amigo em Gelderland, onde faleceu, apenas algumas semanas antes do fim da guerra, em fevereiro de 1945.

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *