“A História da Educação no Século XVII”, de Ruy Afonso da Costa Nunes, é um livro que apresenta uma análise abrangente e detalhada sobre o desenvolvimento do sistema educacional durante o século XVII. O autor explora o contexto histórico e social da época, fornecendo informações sobre os principais acontecimentos que moldaram a educação e as transformações pedagógicas ocorridas nesse período. Ele examina os diversos aspectos da educação, desde as instituições de ensino até as práticas pedagógicas adotadas. Nunes discute também as influências filosóficas, religiosas e culturais que afetaram a educação no século XVII, destacando o papel das reformas religiosas, como a Reforma Protestante, e sua relação com o sistema educacional. O autor aborda ainda a influência do pensamento iluminista e as mudanças ocorridas na visão da educação como um instrumento de formação intelectual e moral. Além disso, o livro examina a educação feminina no século XVII, abordando as limitações e desafios enfrentados pelas mulheres na busca pelo conhecimento. O autor também analisa o acesso à educação das classes sociais mais baixas e as diferenças entre a educação pública e privada. No geral, a obra de Ruy Afonso da Costa Nunes apresenta uma visão abrangente da história da educação no século XVII, fornecendo ao leitor uma compreensão mais aprofundada do desenvolvimento e das transformações ocorridas nessa área durante esse período. Ele serve como uma valiosa fonte de pesquisa para estudantes, pesquisadores e qualquer pessoa interessada em entender a evolução do sistema educacional ao longo da história.
Sobre o autor
Ruy Afonso da Costa Nunes nasceu em Sorocaba no dia 13 de maio de 1928. Bacharel e licenciado em filosofia, Doutor em educação e Livre-docente de filosofia e ciências da educação da Faculdade de Educação da USP, foi também catedrático de filosofia do Instituto de Educação Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, professor fundador da antiga Faculdade de Ciências e Letras de Sorocaba, atual UNISO, e membro da Academia Sorocabana de Letras. Além dos quatro volumes de sua História da Educação — na Antiguidade Cristã (1978), na Idade Média (1979), no Renascimento (1980), e no Século XVII (1981) — publicou A formação intelectual segundo Gilberto de Tournai (1970), Gênese, significado e ensino da filosofia no século XII (1974) e A ideia de verdade e a educação (1978). Faleceu aos 11 de setembro de 2006, com 78 anos de idade, deixando uma imensa e rara biblioteca de aproximadamente 30.000 volumes.
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