A obra “Educação personalizada” (1970) é a expressão de um movimento inovador centrado nas exigências da dignidade da pessoa humana como elemento integrador e fundamento da educação. Ela reflete uma concepção pedagógica que integra tanto a tradição filosófica ocidental sobre o conceito de pessoa como a melhor experiência científica do nosso tempo, traduzindo em respostas pedagógicas coerentes a potencialidade de cada ser humano. “Na educação de hoje não tem muito sentido proporcionar determinados conhecimentos concretos, normas ou padrões de atitude e reação para problemas e situações sociais dadas. Interessa mais capacitar o homem para conhecer as situações em que se encontra e saber como deve reagir adequadamente a elas. Mais que a aquisição de uma enciclopédia relativamente fixa de conhecimentos, interessa o desenvolvimento de hábitos de trabalho intelectual e de critérios de seleção. Se o homem terá de se mover numa sociedade complexa e mutável, o problema está em torná-lo capaz de distinguir entre o importante e o trivial, o permanente e o transitório, o real e o aparente. Só assim o homem poderá cruzar seguro um mundo propício à confusão; só assim será capaz de encontrar ‘o caminho pelo mar e a senda segura entre as ondas’”.
Sobre o autor
Victor Garcia Hoz (Campillo de Aranda, Burgos,1911 – 1998) é um pedagogista espanhol. Foi o primeiro PhD em Educação das universidades espanholas. Em 1944 ocupou a cadeira de Pedagogia Experimenta e Diferencial na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Madrid e, posteriormente, foi Diretor do Instituto de Pedagogia do Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha. Foi o fundador e presidente honorário da Sociedade Espanhola de Educação, e diretor do seu jornal, Refrain. Presidiu o Seminário Permanente de Educação Personalizada e foi, desde o início integrante do Órgão de desenvolvimento de escolas. Era membro da Real Academia de Ciências Morais e Políticas.
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