O objetivo deste livro é simples. Os pais querem que os filhos leiam. A maioria dos filhos não quer ler. O que os pais podem fazer a respeito? “Crianças que leem” mostra como ajudar, a partir de dois princípios muito valiosos: será divertido, e nós começaremos agora, não importa quanto tempo tenha sido perdido. No primeiro capítulo, você aprenderá um pouco sobre a ciência da leitura. — Como as crianças aprendem a decodificar? Que mecanismo elas utilizam para entender o que leem? E por que algumas crianças se sentem motivadas a ler e outras não? — O restante do livro é dividido em três partes: do nascimento até a pré-escola, do jardim-de-infância até a segunda série e da terceira série em diante. Em cada uma delas, capítulos separados abordam as melhores formas de trabalhar a decodificação, a compreensão e a motivação para a leitura em cada idade, mostrando não só o que os pais podem fazer em casa, mas também o que esperar que aconteça em sala de aula.
Sobre o autor
Daniel T. Willingham (1961–) obteve seu Bacharelado em Artes na Duke University, e seu PhD em psicologia cognitiva em Harvard. É professor de psicologia na Universidade da Virgínia, onde leciona desde 1992. Até o ano 2000, sua pesquisa se concentrava exclusivamente na base cerebral do aprendizado e da memória. Hoje todas as suas pesquisas são voltadas para a aplicação da psicologia cognitiva à educação, do jardim- -de-infância à graduação. Escreve a coluna “Ask the cognitive scientist”, da revista American Educator, e é autor de Por que os alunos não gostam da escola? (Artmed, 2011). Seus trabalhos sobre educação já foram publicados em treze línguas.
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