Órganon – Aristóteles

Órganon - AristótelesA tradução pioneira em língua portuguesa do Órganon de Aristóteles vem completa em um único volume, com o texto integral dos tratados: Categorias; Da Interpretação; Analíticos Anteriores; Analíticos Posteriores; Tópicos; Refutações Sofísticas.

Obra monumental na qual Aristóteles estabelece as bases da lógica formal.

Está entre as mais importantes e complexas que nos foram legadas pelo Estagirita.

A fim de facilitar e agilizar a consulta ao Órganon, fizemos constar à margem esquerda a consagrada numeração da edição referencial de 1831, de Bekker.

Sobre o autor

Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) foi um importante filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, a poesia, o teatro, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia. Com Platão e Sócrates (professor de Platão), Aristóteles é visto como uma das figuras mais importantes e um dos fundadores da filosofia ocidental. Seu ponto de vista sobre as ciências físicas influenciou profundamente o cenário intelectual e medieval e esteve presente até o Renascimento. Nas ciências biológicas, a precisão de algumas de suas observações foi confirmada apenas no século XIX. Suas obras contêm o primeiro estudo formal conhecido da lógica. Na metafísica, o aristotelismo teve uma influência profunda no pensamento filosófico e teológico. Todos os aspectos da filosofia de Aristóteles continuam a ser objeto de um ativo estudo acadêmico nos dias de hoje.

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *