Com prefácio de Roberto Campos, este é um dos livros mais procurados de José Osvaldo de Meira Penna, cuja única edição havia se esgotado há décadas e agora ganha nova roupagem pela VIDE Editorial.
O autor faz uma análise magistral sobre a alma do brasileiro, dissecando os elementos que a formam e as tendências e traços que lhe são característicos.
Segundo Roberto Campos: “A posição do autor quanto ao problema brasileiro é muito clara. O brasileiro é um tipo afetivo e intuitivo. É dessa constatação inicial e da definição da coletividade brasileira como uma ‘sociedade erótica’ que ele parte para a análise de nossas dificuldades coletivas no terreno da economia, da política e das grandes decisões objetivas”.
Sobre o autor
José Osvaldo de Meira Penna é um dos mais importantes ensaístas brasileiros. Sua produção intelectual é bastante diversificada, com reflexões profundas sobre a história, a filosofia, a sociologia e a também sobre os temas mais relevantes da ciência política, sobretudo em relação à ética pública e o problema do subdesenvolvimento. Nas palavras de Mario Vargas Llosa, “é um homem de grande cultura, que fez do liberalismo uma doutrina viva. É também um formidável polemista”.
Comentários
Nenhum comentário ainda.