Quando Democracia e liderança foi publicado em 1924, o crítico Herbert Read afirmou, com justiça, que a motivação de Irving Babbitt (1865-1933) era “o restabelecimento de padrões humanistas no lugar das confusões utilitárias humanitárias ou românticas”, então muito em voga. O livro tornou-se um marco do pensamento político moderno, o mais representativo do pensador da cultura e ensaísta americano, que não deixou uma obra extensa porque gastou grande parte da sua vida em controvérsias públicas, contestando os valores e convicções mais arraigados nos meios acadêmicos de sua época e atacando filósofos como Rousseau, Francis Bacon, Karl Marx e John Dewey. Babbitt nunca hesitou em remar contra a corrente dos movimentos intelectuais de seu tempo, submetendo a exame crítico implacável todas as convicções morais e estéticas de seus contemporâneos. Combateu o marxismo, o freudismo, o instrumentalismo e o naturalismo. Desdenhava o sucesso fácil e a popularidade. Já na estética, opôs-se violentamente às diversas doutrinas que defendiam a arte pela arte, afirmando o propósito moral e a dimensão ética da experiência artística. Como teórico da educação, combateu com fervor a decadência da universidade americana. Seu diagnóstico da erosão dos padrões éticos e culturais da América e sua defesa do autodomínio moral contra o culto à despreocupação são temas que permanecem atuais. Prefácio: Russell Kirk / Tradução: Joubert de Oliveira Brízida.
Sobre o autor
Irving Babbitt (2 de agosto de 1865 – 15 de julho de 1933) foi um acadêmico americano e crítico literário, conhecido por seu papel fundador em um movimento que ficou conhecido como o Novo Humanismo, uma influência significativa na discussão literária e pensamento conservador no período entre 1910 e 1930. Ele era um crítico cultural, na tradição de Matthew Arnold e um adversário consistente de romantismo, como representado pelos escritos de Jean-Jacques Rousseau. Politicamente ele pode, sem distorção grave, ser chamado de um seguidor de Aristóteles e Edmund Burke. Ele era um defensor do humanismo clássico, mas também ofereceu uma defesa ecumênica da religião.
Seu humanismo implicou um amplo conhecimento das diversas tradições morais e religiosas. Humanismo de Babbitt salientou a necessidade de auto-disciplina e controle, e repressão dos impulsos que buscam a libertação de todas as restrições. Ele alertou que Jean-Jacques Rousseau foi a principal influência corruptora sobre a cultura moderna. Ele reclamou que o romantismo comemorou muito o instinto individual e singularidade da personalidade, negando os aspectos universais da natureza humana como descrito na literatura pré-romântica clássica.
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