Parte do brilhantismo da Teologia Sistemática ao longo dos anos tem sido sua simplicidade e facilidade de uso. Cada capítulo segue a mesma estrutura. Primeiro, a doutrina que está sendo considerada é discutida, como a justificação ou a Trindade ou a divindade de Cristo. Segue uma explicação de onde essa doutrina é apoiada na Bíblia e possíveis objeções. A aplicação pessoal e os principais termos a serem conhecidos para o crescimento pessoal são fornecidos. Os capítulos também incluem uma passagem da Escritura para memorizar, referências a outras literaturas sobre o assunto e sugestões de hinos e canções de adoração. Se você é alguém que acha que a teologia é difícil de entender ou chata, então esta nova edição de Teologia Sistemática provavelmente fará você mudar de ideia.
Nesta nova edição, todos os 57 capítulos foram totalmente revisados e ampliados, sem perder as características que fizeram da obra o livro-texto em sua área: explicações claras, ênfase na base escriturística de cada doutrina e aplicações práticas para a vida diária.
Com aproximadamente 250 páginas de conteúdo novo e revisões que levaram vários anos, esta nova edição ficou ainda melhor. Confira alguns aspectos distintivos:
- análise de diversas controvérsias recentes no mundo evangélico, incluindo o papel das mulheres na igreja, igrejas seeker-sensitive, dons miraculosos do Espírito Santo e a música de louvor contemporânea;
- novas e elaboradas críticas do teísmo aberto, da “nova perspectiva de Paulo”, do molinismo (ou “conhecimento médio”), da teologia da “livre graça” e da posição preterista da segunda vinda de Cristo;
- um capítulo totalmente revisado sobre o tema criação e evolução, incluindo uma crítica mais ampla da evolução teísta;
- material adicional com explicações respeitosas sobre as diferenças entre protestantismo e o catolicismo romano;
- um louvor contemporâneo acrescentado ao final de cada capítulo, mantendo também os hinos tradicionais;
- nova análise da questão da impassibilidade de Deus;
- análise extensa da submissão eterna do Filho ao Pai, levando em consideração as controvérsias dos últimos anos.
Sobre o autor
WAYNE GRUDEM é professor pesquisador de Teologia e Bíblia no Phoenix Seminary. É bacharel em ciências humanas (Harvard), mestre e doutor em teologia (Westminster Seminary, Philadelphia) e PhD em Novo Testamento (University of Cambridge). Foi tradutor da Bíblia English Standard Version, editor geral da ESV Study Bible e presidente da Evangelical Theological Society. Publicou mais de vinte livros, entre eles Teologia sistemática, Política segundo a Bíblia, Economia e política na cosmovisão cristã, Comentário bíblico de 1Pedro, A pobreza das nações e Teologia da “livre graça”, publicados por Vida Nova. Ele e Margart são casados desde 1969 e têm três filhos adultos.
Comentários
Nenhum comentário ainda.