A mais legível, útil e iluminada crônica da Revolução Russa e seus desdobramentos.
Em História concisa da Revolução Russa, o renomado historiador Richard Pipes afirma que a revolução de outubro de 1917 foi na verdade um golpe de Estado, a tomada de poder por um grupo, com apoio popular, mas na realidade sem envolvimento da população. Para Pipes, o bolchevismo não era uma visão do futuro, mas sim a retomada de um passado autoritário.
Analisando o período imediatamente anterior e o posterior à Revolução, o livro retrata o assassinato da família imperial, a política soviética de sufocar etnias e nacionalidades e o combate às religiões. Produto de anos de pesquisa, História concisa da Revolução Russa revê a participação dos principais personagens da revolução e mostra Lenin como um fanático, autoritário e intolerante, que ordenou a construção de campos de concentração já em 1918. Pipes mostra também como a política de Lenin abriu o caminho para o terror da era stalinista.
História concisa da Revolução Russa acompanha as políticas da Revolução, as crises e crueldades, do assassinato dos Romanov ao terror patrocinado pelo Estado, e analisa a convivência entre a teoria marxista e a longa tradição autoritária russa.
Sobre o autor
Richard Edgar Pipes (Cieszyn, 11 de julho de 1923 – Cambridge, 17 de maio de 2018), foi um historiador, escritor, professor universitário e acadêmico norte-americano de origem polonesa, especializado em História da Rússia. Durante os anos da Guerra Fria, Pipes encabeçou as principais equipes de analistas da presidência dos Estados Unidos e em 1976 encabeçou o Time B, um time de analistas organizado pela CIA, que analisou as capacidades estratégicas e os objetivos dos militares e lideranças políticas soviéticas. É pai do acadêmico e analista geopolítico Daniel Pipes.
Comentários
Nenhum comentário ainda.