Um departamento universitário fundado há quase cem anos na Alemanha é hoje um dos grandes responsáveis pelos rumos do nosso debate político. Trata-se do Instituto de Pesquisa Social, que entrou para a história como a “Escola de Frankfurt”. Para além da política, muitas das ideias concebidas por seus membros influenciam diretamente nossa forma de ver a sociedade, a cultura, a arte e chegam a pautar nossas opiniões.
Feminismo, liberdade sexual, cultura de massas; esses e outros temas correntes têm sua origem naqueles marxistas heterodoxos que, lá atrás, escolheram dissociar o marxismo da ideia da revolução armada e fizeram dele uma ferramenta para intervir na cultura, dando origem à nova esquerda. Esta obra apresenta a vida e as ideias de Adorno, Horkheimer, Lukács, Marcuse e tantos outros ao leitor, que talvez não desconfie o quanto seus fantasmas seguem assombrando nosso mundo.
Sobre o autor
Cristián Rodrigo Iturralde nasceu em Buenos Aires em 1979; é escritor e historiador; seus livros tratam de política nacional e internacional, história da Espanha e da Igreja Católica. Faz congressos e conferências tanto na Argentina quanto no exterior, é membro do Instituto Histórico Santiago de Liniers e recebeu um reconhecimento pelas pesquisas e publicações da Universidad Autónoma de Guadalajara, do México. É autor de “1492: fim da barbárie, começo da civilização na América”, “A Inquisição: um tribunal de misericórdia”, dentre outros livros.
Comentários
Nenhum comentário ainda.