Qual é a função dos estudos gramaticais? Que diferença faz na vida saber se uma palavra é oxítona, paroxítona ou proparoxítona? Qual é a utilidade de decorar toda a conjugação verbal? Para que servem os exercícios de análise sintática?
Se você já se fez algumas dessas perguntas e concluiu que o estudo da gramática não serve para nada, este livro é para você. Nos artigos aqui reunidos, William Campos da Cruz — tradutor, editor e professor de língua portuguesa — responde a todas elas de maneira surpreendente. Para o autor, o estudo da gramática “forja em nós o hábito mental do pensamento ordenado”. Além disso, o estudo da gramática serve, por exemplo, para desenvolver em nós a capacidade de rastrear relações sintáticas: analisamos frases simples para que, no momento oportuno, também sejamos capazes de reordenar frases complexas, em que inversões sintáticas poderiam comprometer ou dificultar o entendimento.
“Tudo converge para o texto” ajudará você a tirar a gramática da gaveta das inutilidades escolares para colocá-la na estante de desenvolvimento pessoal. Mesmo que você não pretenda fazer uma prova de vestibular ou concurso, mesmo que você não pretenda tornar-se professor de português, mesmo que você ache gramática uma chatice, a leitura deste livro fará com que você encontre o lugar da gramática na vida.
Sobre o autor
William Campos da Cruz possui Licenciatura Plena em Letras – Português e Inglês pelo Centro Universitário São Camilo (2006). Atualmente é analista pedagógico de língua portuguesa do Instituto Presbiteriano Mackenzie – Sistema Mackenzie de Ensino. Tem experiência como tradutor, editor, preparador de textos e revisor. Também atua como autor de materiais didáticos de ensino de língua portuguesa.
Comentários
Nenhum comentário ainda.