Desde o século III, a palavra “teologia” tem sido usada pelos cristãos com o significado de “falar a respeito de Deus”. Os cristãos pensam em sua fé; “teologia” é o termo empregado para designar esse processo de reflexão e o resultado que com ele se alcança. Estudar teologia significa refletir intelectualmente sobre o ato, o conteúdo e as implicações da fé cristã. Evitando qualquer tipo de preconceito confessional, este livro visa levar os iniciantes a entrar em contato com alguns temas, problemas e personalidades fundamentais da teologia cristã: as principais ideias resumidas no Credo dos Apóstolos; o modo como essas ideias foram expostas e justificadas; o vocabulário básico, especialmente os termos técnicos empregados na exposição dessas ideias; alguns debates fundamentais que influenciaram o pensamento cristão durante os últimos dois mil anos; alguns dos principais pensadores que formaram a teologia cristã no decorrer dos séculos. Os leitores terão também a oportunidade de interagir com as ideias expostas, entrando em contato com textos que oferecem algumas abordagens das questões discutidas. Os que não são cristãos terão interesse em saber em que os cristãos acreditam e por que o fazem. A teologia oferece uma explicação da fé cristã e ajuda-nos a saber por que os cristãos divergem sobre alguns pontos importantes. A compreensão fundamental da teologia cristã também terá valor inestimável para os que estudam a história cultural, a literatura ou a arte do mundo ocidental.
Sobre o autor
Alister McGrath (Belfast, 23 de janeiro de 1953) é um teólogo cristão, Pastor Anglicano, apologista, professor de Teologia, Religião e Cultura, na King’s College, de Londres e pesquisador sênior do Harris Manchester College. É casado com Joanna Collicutt McGrath. Possui pós-doutorado em biofísica molecular e doutorado em teologia pela universidade de Oxford. Seu interesse principal se concentra na história do pensamento cristão, com ênfase particular na relação entre as ciências naturais e a fé cristã. Ex-ateu, o Dr. McGrath é considerado um dos mais influentes pensadores cristãos da atualidade.
Em seus escritos e palestras públicas, ele promove a “teologia científica” e se opõe fortemente a corrente anti-religiosa. McGrath até recentemente era professor de Teologia Histórica na Universidade de Oxford, mas agora tem assumido a cadeira de Teologia, Religião e Cultura, na King’s College de Londres desde setembro de 2008. Até 2005, era diretor de Wycliffe Hall.
Comentários
Nenhum comentário ainda.