A partir do pensamento dos economistas Ludwig von Mises e Friedrich Hayek, Guilherme Paoliello apresenta e explora a tese de que o totalitarismo é fruto do entusiasmo moral mal orientado. O livro demonstra como o otimismo epistemológico leva à crença de que o homem, apoiado no poder científico, e por meio do planejamento e controle estatal, seria capaz de corrigir a sociedade e libertá-la de todos os seus males.
Em “Raízes do Totalitarismo”, o leitor vai encontrar uma análise profunda do pensamento liberal e socialista, bem como uma visão do conservadorismo. A originalidade deste livro consiste na interpretação da obra dos dois célebres economistas à luz da filosofia política e das ciências sociais, mostrando que Mises e Hayek, além de suas contribuições para o avanço do pensamento econômico, nos deram também as bases para uma poderosa crítica da tendência moderna de conversão da política em engenharia social voltada para refazer o homem e seu mundo. Tendência esta que ameaça nossas liberdades e também a racionalidade de nossas vidas, já que, como explica Hayek, liberdade e racionalidade exigem a modéstia intelectual de reconhecer que, em sociedades complexas, nenhuma autoridade pode saber tudo o que precisa ser conhecido para planejar e dirigir a cooperação social entre os homens de forma funcional.
“Raízes do Totalitarismo” traz ainda ideias de Alexis de Tocqueville, Edmund Burke, Karl Popper, Michael Oakeshott e Thomas Sowell, que ajudam o leitor a entender melhor como perspectivas liberais e conservadoras podem elucidar as tendências totalitárias da modernidade ainda atuantes entre nós. É uma obra de grande interesse para pesquisadores, professores e alunos das áreas de humanas, mas também para todo cidadão preocupado com a salvaguarda de sua própria liberdade.
Sobre o autor
Nascido em Belo Horizonte, Guilherme Dantas Paoliello é mestre e doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Como pesquisador, desenvolveu trabalhos para a Fundação Dom Cabral. Raízes do Totalitarismo: uma visão a partir de Mises e Hayek é o seu primeiro livro.
Comentários
Nenhum comentário ainda.