A trilogia Os sonâmbulos retrata três fases cruciais na vida da Alemanha: a prussiana, a imperialista e a da Primeira Guerra Mundial. Cada romance narra a história de indivíduos que, tal como os sonâmbulos, vivem entre o sono e a realidade, buscando encontrar um sentido para a própria vida: Pasenow ou O romantismo (1888), Esch ou A anarquia (1903) e Huguenau ou O realismo (1918). Pasenow, Esch e Huguenau tentam libertar-se dos valores do passado, nos quais já não acreditam, mas dos quais ainda fazem parte.
Em cada romance, Broch retrata a decadência dos antigos valores europeus, a libertação da razão acompanhada pelo surgimento da irracionalidade, e a autodestruição do mundo em sangue e miséria. Ao mergulhar nas reviravoltas de seus personagens, Broch oferece um retrato profético de um mundo atormentado pela perda da fé, da moral e da razão, e cria um novo tipo de romance, um dos pilares da prosa moderna.
Sobre o autor
Hermann Broch, (nascido em 1º de novembro de 1886, Viena, Áustria – falecido em 30 de maio de 1951, New Haven, Connecticut, EUA), escritor austríaco que alcançou reconhecimento internacional por seus romances multidimensionais, nos quais usou técnicas literárias inovadoras para apresentar uma vasta gama de experiências humanas.
Comentários
Nenhum comentário ainda.