O pesquisador moderno é uma introdução clássica às técnicas de pesquisa e à arte da expressão, um guia completo para todo aquele que deseje aprender como encontrar os fatos nas questões que lhe interessam, e comunicá-los.
Desde sua primeira edição, em meados do século xx, e em suas sucessivas reedições atualizadas, este livro vem atendendo às necessidades não somente de estudantes universitários ou de pós-graduação, mas de quaisquer pesquisadores, redatores, jornalistas, escritores e intelectuais independentes. Isto porque ele orienta o leitor em todas as etapas do processo, desde a seleção do tópico, a coleta e a análise das informações, até os detalhes de redação, revisão e publicação dos resultados — e não com regras frias e abstratas, mas com exemplos que evidenciam as sutilezas do trabalho intelectual, e assim iniciam o aprendiz no vivo e verdadeiro ofício do pesquisador.
Sobre os autores
Jacques Martin Barzun (1907–2012) foi um grande historiador e crítico cultural de renome internacional. Nasceu e recebeu a primeira educação na França, até que seu pai, em missão diplomática nos EUA durante a I Guerra, decidiu que o filho deveria receber uma formação universitária americana. Percorreu toda sua carreira na Universidade de Columbia, onde foi professor e reitor. Publicou cerca de 40 livros, abrangendo os mais variados temas, desde história, biografia, crítica e metodologia, até ciências e medicina, psiquiatria, artes, música clássica, e também baseball e literatura de mistério. Aos 84 anos, começou a escrever seu canto de cisne, a imensa obra From Dawn to Decadence: 500 Years of Western Cultural Life, 1500 to the Present, publicada no ano 2000. Barzun viveu 105 anos, e trabalhou incansavelmente até o fim.
Henry Franklin Graff (1921–2020) nasceu em Nova York, de família judia alemã. Trabalhou por muitas décadas ao lado de Jacques Barzun no Departamento de História da Universidade de Columbia. Foi um grande especialista da história dos EUA e, muito especialmente, da história dos presidentes americanos, sendo o pioneiro da disciplina “Seminar on the Presidency”, e escrevendo muitos livros a respeito — The Presidents: A Reference History tornou-se o guia básico sobre o assunto. Foi consultor histórico da Time, Inc. e presidente do júri do Prêmio Pulitzer de história americana, e recebeu a Medalha de Comenda do Exército por serviço meritório durante a II Guerra. Faleceu em Greenwich, Connecticut, aos 98 anos.
Comentários
Nenhum comentário ainda.