Ao se discutir o desenvolvimento de talentos, muito se fala em criatividade e gênio. No entanto, resta saber: o talento é fruto exclusivo de dons raros e inatos, ou resulta de um longo e meticuloso processo de treinamento e incentivo? E qual o papel dos professores em tudo isso? Esta obra reveladora apresenta os resultados de um rigoroso estudo, conduzido ao longo de quatro anos por pesquisadores da Universidade de Chicago. Em suas páginas, especialistas, professores e intelectuais de renome exploram as trajetórias de indivíduos que alcançaram a excelência nas artes, na música, nos esportes e em atividades intelectuais. Os dados coletados são claros e revelam uma verdade surpreendente: embora as características iniciais possam variar, o desenvolvimento de talentos admiráveis depende fundamentalmente de um apoio contínuo, uma educação de qualidade e um encorajamento constante.
Em desafio à crença de que habilidades especiais são imprescindíveis para a excelência, O desenvolvimento do talento na juventude analisa três grandes áreas: atlética ou psicomotora, estética ou artística, cognitiva ou intelectual. Em cada uma delas, a partir da contribuição de especialistas, são delineados critérios de excelência e métodos de avaliação. As conclusões oferecem uma perspectiva de grande interesse para o leitor: quase toda habilidade pode ser desenvolvida por qualquer um, desde que sejam proporcionadas as condições adequadas para o aprendizado e aprimoramento genuínos.
Sobre o autor
Benjamin S. Bloom (1913–1999), importante psicólogo e pedagogo americano, obteve os títulos de bacharel e mestre pela Universidade Estadual da Pensilvânia em 1935 e o de Ph.D. em Educação pela Universidade de Chicago em março de 1942. Tornou-se membro da Comissão de Seleção da Universidade de Chicago em 1940, função que desempenhou até 1943. No ano seguinte, foi nomeado instrutor no Departamento de Educação, recebendo o prêmio de distinção Charles H. Swift em 1970. Autor de inúmeras obras, muitas traduzidas para outros idiomas, seu trabalho sobre o desenvolvimento e aprendizado humano foi crucial para a formulação de políticas públicas nos Estados Unidos e para o avanço da Educação Infantil em vários países. Sua obra evidencia que o potencial de aprendizado da maioria dos alunos é muito superior ao observado nas condições usuais em sala de aula, destacando os profundos efeitos do ambiente doméstico no aprendizado inicial das crianças.
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