Este é um livro para aqueles que querem ter uma relação viva com o conhecimento, sem fórmulas nem barreiras. Para aqueles que pensam que a tarefa mais útil da cultura é enriquecer a nossa vida e ajudar-nos a conhecermo-nos melhor.
Como e por que surgiram a sociedade moderna, a ciência e a democracia, porque é que Dom Quixote, Hamlet, Fausto e Falstaff são figuras tão conhecidas, e onde estava o inconsciente antes de Freud?
Este livro aborda os episódios remotos e centrais da Bíblia; a epopeia da modernização; a evolução da literatura, da arte e da música; o desenvolvimento da filosofia; o campo de batalha das ideologias, cosmogonias e teorias; mas também a educação proporcionada pelos livros, escolas ou universidades, jornais e fóruns de opinião.
Sobre o autor
Escritor e ensaísta alemão nascido a 23 de abril de 1940, em Werne an der Lippe, na região do Ruhr, na Alemanha ocidental, e falecido a 17 de dezembro de 2004, na sua casa em Hartheim, no Sul da Alemanha. Interessado nos estudos, estudou Inglês, História e Filosofia na Universidade de Munster, mas também em Londres, na Inglaterra, em Filadélfia, nos Estados Unidos da América, e em Friburgo. Entre 1978 e 1997 foi professor de Literatura Inglesa e Cultura na Universidade de Hamburgo, na Alemanha. Aí, descobriu que os seus alunos não tinham nenhuma base comum de conhecimento e resolveu escrever, em 1999, Bildung (Cultura: Tudo o que é preciso saber). Esta obra tornou-se num grande sucesso comercial a nível internacional. O livro inclui explicações para temas filosóficos, musicais, literários, entre muitos outros.
Comentários
Nenhum comentário ainda.