Uma nova história da filosofia ocidental – Filosofia no mundo moderno
Neste volume Anthony Kenny conta a fascinante história do desenvolvimento da filosofia no mundo moderno, do início do século XIX até o final do século XX. Acompanhando e entrelaçando-se com extraordinários avanços científicos, com mudanças culturais e sublevações políticas, os últimos dois séculos presenciaram alguns dos mais intrigantes e originais desenvolvimentos no pensamento filosófico, que transformaram nossa compreensão de nós mesmos e do nosso mundo. Na primeira parte do livro, Kenny oferece uma viva narrativa que introduz os grandes pensadores no seu contexto histórico. Em seguida, ele guia o leitor de maneira lúcida por nove grandes áreas do trabalho filosófico no período, oferecendo um sério compromisso com as ideias e os argumentos. Entre as grandes figuras da filosofia encontramos Schopenhauer, Kierkegaard, Nietzsche, Heidegger e Sartre; os pragmatistas que iniciaram uma tradição filosófica americana; encontramos Marx, Darwin e Freud, os não filósofos cuja influência em filosofia foi imensa; Wittgenstein e Russell, amigos e colegas que estabeleceram a agenda da filosofia analítica no século XX.
A Filosofia no Mundo Moderno completa a magistral nova história da filosofia ocidental. Os quatro volumes foram planejados para se encaixar uns com os outros: eles oferecem uma visão unificada de todo o desenvolvimento da filosofia, possibilitando aos seus leitores descobrir as continuidades temáticas desde a Antiguidade até os nossos dias.
Sobre o autor
Sir Anthony Kenny nasceu em Liverpool em 1931 e doutorou-se em filosofia pelo St. Benet’s Hall da Oxford University em 1961. Foi presidente da British Academy e pró-vice-chanceler da University of Oxford. Atualmente é Presidente do Royal Institute of Philosophy.Ensinou em várias universidades inglesas, tendo recebido vários títulos de doutor honoris causa: Bristol (1982), Denison University, Ohio (1986), Liverpool (1988), Glasgow e Lafayette College, Pennsylvania (1990), Trinity College, Dublin (1992), Hull (1993), Queen’s University of Belfast (1994) e das universidades de Sheffield e Warwik (1995). Escreveu muitos livros sobre filosofia da mente, filosofia da religião e história da filosofia, incluindo trabalhos ao mesmo tempo populares e densos sobre Aristóteles, Tomás de Aquino, Descartes e Wittgenstein.
Comentários
Nenhum comentário ainda.