A argumentação é uma prática social de defesa de teses ou posições não evidentes por meio de justificativas racionais. Na obra Introdução à análise argumentativa, Marcus Sacrini analisa os componentes gerais dos argumentos e das discussões argumentativas, e objetiva capacitar os leitores a reconhecer, reconstruir e avaliar os argumentos com que se defrontem, bem como a participar produtivamente das discussões que lhes interessem – conforme suas obrigações profissionais ou suas preocupações pessoais e civis –, no sentido de saber propor argumentos convincentes, evitar falácias, responder a objeções, lançar críticas, entre outros procedimentos discursivos marcantes da argumentação. Os tópicos abordados serão fixados por meio de exercícios apresentados ao final dos capítulos.
Nesta segunda edição, todos os capítulos foram revisados e ampliados, recebendo significativos aperfeiçoamentos conceituais. Vários temas não abordados na primeira edição foram incluídos, o que faz desta obra uma das mais completas introduções à teoria argumentativa disponíveis em língua portuguesa.
Sobre o autor
Marcus Sacrini possui graduação (1999), mestrado (2003) e doutorado (2008) em filosofia pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutoramento na mesma universidade, filiado ao projeto temático “Gênese e significado da tecnociência. Das relações entre ciência, tecnologia e sociedade”. Atualmente é professor livre-docente em regime integral no Depto. de Filosofia da Universidade de São Paulo. Publicou cinco livros e mais de trinta artigos em revistas nacionais e internacionais sobre filosofia contemporânea (fenomenologia). Também se dedica ao estudo de teoria argumentativa e sua aplicação no ensino. Publicou a esse respeito dois livros e artigos em revistas nacionais.
Comentários
Nenhum comentário ainda.