Quais são os critérios indispensáveis para uma sistematização séria e responsável dos ensinamentos cristãos? O rigor metodológico, o respeito ao texto sagrado e a contextualização relevante. Além destes três, a cuidadosa atenção à história e à filosofia é um outro aspecto que não pode faltar. O leitor pode estar cedo de que esta obra atende a todos esses critérios. Em primeiro lugar, dá a devida atenção à metodologia e ao rigor cientifico indispensáveis. A organização da obra segue uma estrutura clássica: parte da doutrina da revelação, depois estuda a doutrina de Deus, prosseguindo para a análise de temas da antropologia e hamartiologia. Por último. traz os capítulos destinados à cristologia, à pneumatologia, à eclesiologia e à escatologia. Em segundo lugar, dispensa o devido respeito ao texto sagrado, pois trabalha com uma perspectiva nitidamente evangélica, um enfoque reformado, interage com os teólogos protestantes clássicos, com a herança patrística, além da cristologia clássica, a soteriologia e bibliologia reformadas.
Mas o grande diferencial da obra é de fato sua relevante contextualização dos assuntos estudados. Vale destacar os seguintes aspectos:
• A religiosidade brasileira foi levada em conta, tanto no aspecto teológico como popular;
• Um significativo estudo apologético da nossa realidade é apresentado ao leitor;
• A interação com diversos enfoques teológicos contemporâneos marca boa presença nesta obra acadêmica, sem, no entanto, deixar de lado os contornos da história do pensamento e dos movimentos religiosos relevantes.
Portanto, trata-se não apenas de uma teologia sistemática inegavelmente clássica, protestante, evangélica. É muito mais do que isso! Além de ser originalmente escrita em português — um aspecto relevante para a formação do pensamento teológico nacional — apresenta como diferencial o fato de ser voltada para o contexto atual, fazendo uma análise de questões apologéticas imprescindíveis para a realidade contemporânea. Temos certeza de que o leitor muito se beneficiará com a leitura desta obra e sua utilização para o preparo de estudos bíblicos, aulas de EBD, sermões e tantas outras atividades que não podem prescindir de urna obra deste nível.
Sobre os autores
ALAN MYATT: Bacharel em Artes (Psicologia e História) pela Vanderbilt University, Mestre em Divindade pelo Denver Seminary e PhD em Estudos Teológicos e Religiosos pela Universidade de Denver/Iliff School of Theology em Denver, Colorado, nos Estados Unidos. Leciona teologia sistemática, apologética e missões no Gordon-Conwell Theological Seminary, em Charlotte, North Carolina, nos Estados Unidos, e na Faculdade Teológica Batista do Paraná, em Curitiba.
FRANKLIN FERREIRA: Doutor em Divindade pelo Puritan Reformed Theological Seminary, mestre em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É diretor e professor de Teologia Sistemática e História da Igreja no Seminário Martin Bucer, em São José dos Campos, SP, e consultor acadêmico de Edições Vida Nova. Escreveu vários livros, entre eles: Avivamento para a igreja, Contra a idolatria do Estado, A igreja cristã na história, Pilares da fé, Teologia sistemática (em coautoria com Alan Myatt) e Teologia sistemática (Curso Vida Nova de Teologia Básica), publicados por Vida Nova.
Comentários
Nenhum comentário ainda.