Para Virginia Woolf trata-se de “um dos poucos romances ingleses escritos para adultos”. A obra-prima vitoriana de George Eliot, pseudônimo de Mary Ann Evans, Middlemarch: Um estudo de uma vida provinciana é um magnifico retrato da sociedade do século XIX. O romance de Eliot explora a cidade fictícia de Middlemarch em meio às mudanças que a modernidade impõe a comunidade. Com uma trama complexa, Eliot cria um mundo onde os dramas das vidas comuns e as escolhas imperfeitas estão representados nos personagens centrais do romance.
Middlemarch é o mais importante romance saído do período vitoriano. Nele, George Eliot aborda todos os temas fulcrais da vida moderna: arte, religião, ciência, política, carácter, sociedade e relações humanas. Entre as suas personagens estão algumas das mais notáveis da literatura inglesa: Dorothea Brooke (a heroína), Rosamond Vincy (bela e egoísta), Edward Casaubon (o estudioso), Tertius Lydgate (um médico brilhante de duvidosa moralidade), Will Ladislaw (o artista) e Fred Vincy e Mary Garth (namorados de infância).
Sobre a autora
George Eliot, pseudônimo de Mary Ann Evans (Nuneaton, 22 de novembro de 1819 – Londres, 22 de dezembro de 1880), foi uma romancista autodidata britânica. Ela esenvolveu o método de análise psicológica característica da ficção moderna. Suas principais obras incluem Adam Bede (1859), The Mill on the Floss (1860), Silas Marner (1861), Middlemarch (1871–72) e Daniel Deronda (1876).
Comentários
Nenhum comentário ainda.