Misto de doutrina filosófica e ideologia política, as várias roupagens que o marxismo assumiu ao longo dos seus mais de cem anos de existência dificultam enormemente sua compreensão. A dificuldade aumenta se levarmos em conta que tal filosofia serviu de embasamento teórico para as maiores ditaduras do século XX, cada uma delas reivindicando o cargo de herdeira legítima do marxismo.
Volume I: A presente obra, inédita no Brasil, é fruto de uma inteligência cultivada pelos estudos, mas também pelo testemunho pessoal das consequências do marxismo. O primeiro volume é um estudo das raízes do marxismo que abarca desde tradições filosóficas remotas, como o neoplatonismo de Plotino e mesmo a mística de Mestre Eckhart, para examinar a dialética de Marx e Engels, bem como suas consequências políticas.
Volume II: O segundo volume contempla o período da Segunda Internacional, examinando os primeiros herdeiros de Marx e Engels, seus debates e a evolução do movimento marxista que culminaria com o advento do leninismo na Rússia.
Volume III: Esse último volume investiga o stalinismo, o fim da União Soviética e toda a descendência marxista posterior: Gramsci, a Escola de Frankfurt, Marcuse e a chamada nova esquerda.
Sobre o autor
Leszek Kołakowski (Radom/Polônia, 1927 – Oxford/Inglaterra, 2009), renomado filósofo e historiador, estudou filosofia e doutorou-se na Universidade de Varsóvia, tornando-se, posteriormente, professor e diretor do departamento de história da filosofia da mesma universidade. Comunista desde a juventude, rompeu com o stalinismo por não concordar com práticas totalitárias. Por isso, foi expulso da universidade e do Partido Comunista Polonês. No entanto, recebeu convites para dar aulas em diversas universidades, entre elas Yale, Califórnia e Chicago. Em 1970, tornou-se Senior Research Fellow no All Souls College, em Oxford.
Comentários
Nenhum comentário ainda.