Nova versão, revista e ampliada, desta original história da filosofia, publicada pela primeira vez vez em 1983.
A história da filosofia é a história dos problemas filosóficos, das teorias filosóficas e das argumentações filosóficas. É a história das disputas entre filósofos e dos erros dos filósofos. É sempre a história de novas tentativas de versar sobre questões inevitáveis, na esperança de conhecer sempre o melhor a nós mesmos e de encontrar orientações para nossa vida e motivações menos frágeis para nossas escolhas. A história da filosofia ocidental é a história das ideias que informaram, ou seja, que deram forma à história do Ocidente. É um patrimônio para não ser dissipado, uma riqueza que não se deve perder. E exatamente para tal fim os problemas, as teorias, as argumentações e as disputas filosóficas são analiticamente explicados, expostos com a maior clareza possível. Amplamente difundido no exterior, o livro se impôs pela originalidade metodológica: aproximação dos autores através de seus textos, com atenção para o desenvolvimento dos problemas filosóficos por meio das disputas.
Sobre os autores
Giovanni Reale (Candia Lomellina, 15 de abril de 1931 — Luino, 15 de outubro de 2014) foi um filósofo, historiador da filosofia e professor universitário italiano. Reale propôs uma nova interpretação de Platão assente nas Doutrinas não escritas de Platão. Encabeçando a Escola de Milão, junto à Escola de Tübingen de estudos clássicos, é uma importante referência sobre Platão para muitas escolas. Fez um estudo muito detalhado e observando diversos aspectos de sua obra, viu em Platão a primeira justificativa racional da religião, confirmando portanto o aspecto metafísico no sentido de abstrato, místico e distante da realidade da física e dos problemas do dia a dia de Platão. Ensinou, por muitos anos, Filosofia Antiga na Universidade Católica de Milão.
Dario Antiseri (nascido em 1940 em Foligno) é professor de Filosofia. É bacharel (summa cum laude) em Filosofia pela Universidade de Perugia e por muitos anos foi Professor Titular de Metodologia das Ciências Sociais na LUISS , em Roma. Lecionou em Siena, Pádua e Roma, onde também foi Decano da Faculdade de Ciências Políticas. Aposentou da academia em 2010. Ele é um importante estudioso de Karl R. Popper e Hans-Georg Gadamer, e em muitos trabalhos tenta mostrar as ligações entre o falibilismo e a hermenêutica. Com o filósofo italiano Giovanni Reale, é autor de um importante tratado de filosofia em três volumes, que é o livro-texto de filosofia mais utilizado nas escolas italianas.
Comentários
Nenhum comentário ainda.