Os Fundamentos do Capitalismo, de Adam Smith; Menos Estado e Mais Liberdade, e Os erros Fatais do Socialismo, de Friedrich Hayek; Da Liberdade Individual e Econômica, de John Stuart Mill; A Lei, de Frederic Bastiat; Desculpe-me Socialista, de Lawrence Reed; e Mitos e Falácias Sobre a América Latina, de Carlos Rangel.
Sobre os autores
Adam Smith (Kirkcaldy, c 5 de junho de 1723 – Edimburgo, 17 de julho de 1790) foi um filósofo e economista escocês, que teve como cenário para a sua vida o atribulado Século das Luzes, o século XVIII. É o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico.
Friedrich August von Hayek (alemão: [ˈfʁiːdʁɪç ˈaʊ̯ɡʊst ˈhaɪɛk]; Viena, 8 de maio de 1899 — Friburgo em Brisgóvia, 23 de março de 1992) foi um economista e filósofo austríaco, posteriormente naturalizado britânico. É considerado um dos maiores representantes da Escola Austríaca de pensamento econômico. Foi defensor do liberalismo clássico e procurou sistematizar o pensamento liberal clássico para o século XX, época em que viveu.
John Stuart Mill (Londres, 20 de maio de 1806 – Avignon, 8 de maio de 1873) foi um filósofo e economista britânico. É considerado por muitos como o filósofo de língua inglesa mais influente do século XIX. É conhecido principalmente pelos seus trabalhos nos campos da filosofia política, ética, economia política e lógica, além de influenciar inúmeros pensadores e áreas do conhecimento.
Claude Frédéric Bastiat (Baiona, 29 de junho de 1801 — Roma, 24 de dezembro de 1850) foi um economista e jornalista francês. A maior parte de sua obra foi escrita durante os anos que antecederam e que imediatamente sucederam a Revolução de 1848. Nessa época, eram grandes as discussões em torno do socialismo, para o qual a França pendia fortemente. Como deputado, teve a oportunidade de se opor vivamente às ideias socialistas, fazendo-o através de seus escritos, vazados em estilo cheio de humor e sátira. Entre os economistas franceses, Frédéric Bastiat ocupa um lugar de destaque.
Lawrence W. Reed, também conhecido como Larry Reed, é presidente emérito da Foundation for Economic Education, onde serviu como membro sênior da Família Humphreys desde maio de 2019. Reed nasceu e foi criado na Pensilvânia, Estados Unidos. Ele citou o evento de 1968 entre os tchecos e os soviéticos conhecido como ” Primavera de Praga “, como a gênese de seu interesse pela liberdade, e se referiu à causa tcheca como um “florescimento da liberdade”. Como resultado de interações com a FEE em sua adolescência, Reed foi exposto às ideias de Friedrich Hayek, Ludwig von Mises e outros da escola austríaca de economia. Em 1982, ele foi o candidato republicano ao Congresso dos Estados Unidos no 10º distrito de Michigan.
Carlos Rangel nasceu em Caracas, na Venezuela, e foi um jornalista, escritor e diplomata liberal.
Comentários
Nenhum comentário ainda.