Nenhum outro pensador antigo influenciou o desenvolvimento intelectual do Ocidente de maneira tão duradoura quanto Aristóteles. Hellmut Flashar – por muitos anos editor das obras de Aristóteles em língua alemã – descreve animadamente neste livro a vida e a época desse filósofo tão profícuo e influente, explicitando suas obras de maneira sumamente compreensível.
Aristóteles nasceu em Estagira, pequena cidade situada no norte da Grécia. Seu pai foi médico particular do rei macedônio, e sua mãe também era oriunda de uma família de médicos. Com o propósito de aperfeiçoar e completar sua formação, Aristóteles foi enviado aos dezessete anos à Academia de Platão em Atenas. Ali ele se tornou o aluno-mestre do renomado filósofo, ao qual se sentiu ligado durante toda a sua vida – mesmo tendo rejeitado os pontos de vista do mestre, sobretudo a teoria platônica das ideias, e se dedicado mais intensamente à empiria. O desenvolvimento intelectual de Aristóteles no período seguinte não passou despercebido por seus contemporâneos, e assim, no ano de 343-342, Filipe II solicitou seus préstimos: o fez assumir a educação do príncipe macedônio Alexandre, naquela época com treze anos. Mesmo que não tenhamos conhecimento do plano das aulas que o maior filósofo da Antiguidade engendrou para educar aquele que seria o maior comandante de tropas da Antiguidade – Alexandre, o Grande –, conhecemos grandes porções de sua obra pioneira, que foram transmitidas através da Idade Média e da Era Moderna até nossos dias e que marcaram nosso pensamento.
Sobre o autor
Hellmut Flashar (1929 – 2013) foi um renomado filólogo clássico alemão, especializado em filosofia antiga. Ele foi professor titular de Filologia Clássica na Universidade de Munique e autor de diversas obras sobre Platão e Aristóteles. Sua pesquisa contribuiu significativamente para o entendimento da filosofia antiga e seu legado é reconhecido internacionalmente.
Comentários
Nenhum comentário ainda.