Apesar de termos acesso a uma imensidão inabarcável de informações com apenas um click, quem de nós saberia se guiar apenas com informações da natureza? Para saber se vai chover, olhamos na internet; sem gps, dificilmente chegaríamos em casa; em caso de necessidade, não conseguiríamos encontrar água potável na natureza. Diante dessa avalanche de informações soltas, acabamos por nos desligar cada vez mais da realidade e negligenciar a nossa capacidade de observar de fato o ambiente à nossa volta.
Ao longo de duas décadas em expedições nos cinco continentes, Tristan Gooley recolheu pistas e sinais da natureza que nos ajudam a fazer previsões e deduções.
Com mais de 850 dicas, A arte perdida de ler os sinais da natureza busca mudar a forma como olhamos para o ambiente em redor e nos tornar capazes de compreender o que a natureza nos está dizendo: as raízes de uma árvore servem como bússola; a Ursa Maior diz as horas; uma borboleta muito nos revela sobre o ambiente; uma duna de areia indica o vento predominante; o cheiro de canela sugere altitude; uma flor em botão aponta para o sul; e tantas outras dicas.
Guiado por esse pioneiro do renascimento da navegação natural, o leitor aprenderá como usar as pistas do ambiente para se orientar, prever o clima, encontrar água e rastrear animais, e assim recuperar essa tão fascinante arte.
Sobre o autor
Tristan Gooley é escritor, navegador e explorador. Liderou expedições nos cinco continentes e escalou montanhas na Europa, África e Ásia; estudou métodos de povos tribais nas regiões mais remotas do planeta, e é a única pessoa viva a ter voado e navegado sozinho pelo Atlântico. Escreveu artigos para Sunday Times, The New York Times, The Wall Street Journal e bbc. Em 2020, foi premiado com a Medalha de Ouro Harold Spencer-Jones pelo Royal Institute of Navigation, prêmio concedido em reconhecimento de sua exímia contribuição para a navegação. Além de A arte perdida de ler os sinais da natureza, escreveu The Natural Navigator (2010), How to Read Water (2016), Wild Signs and Star Paths (2019) e The Secret World of Weather (2021), entre outros. Por meio de suas viagens, cursos e livros, foi um dos pioneiros do renascimento da arte da navegação natural.
Comentários
Nenhum comentário ainda.