A coletividade, o agir não para si, mas para o grupo ao qual pertence, a priorização da sociedade em vez do indivíduo, soa bem e reverbera como atitudes altruístas e virtuosas. Quem pode se impor diante de ações tão nobres que se colocam em prol de uma “causa maior” ou “pelo bem de todos”? Nesse cenário, ser individualista vai na contramão, demonstra egoísmo, logo, é uma aparente ameaça ao bem comum.
“O Essencial sobre o Coletivismo” revela como a coerção dessa mentalidade agride, como chibatadas, a liberdade, ludibriando o indivíduo a pensar com a emoção no lugar da razão. Escrito com linguagem acessível, mas com cuidado técnico conceitual, os autores vão direto ao ponto e discutem os perigos que se camuflam no coletivismo, trazem à tona a importância do individualismo e discorrem sobre os males que o pensamento coletivo pode acarretar.
Sobre o autor
Autor e tradutor de dezenas de livros, artigos e capítulos científicos, é Professor Associado de Filosofia Antiga, Política e Ética da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutor em “Storia della Filosofia” pela “Università degli Studi di Macerata” (Itália), sob orientação do prof. Maurizio Migliori. Tem Pós-doutorado em História da Filosofia Antiga pela Universidade de Coimbra (Portugal). Pós-doutorado em Filosofia pela PUC-SP. Membro do Corpo de Especialistas do Instituto Mises Brasil. Coordenador/autor da série bestseller ‘Breves Lições’, que divulga o pensamento de autores liberais/conservadores não contemplados pelos currículos de Universidades do país. Atual Diretor Acadêmico do Instituto Mises Brasil (IMB). Na condição de esportista, foi também membro das Seleções Mineira e Brasileira de Natação e venceu diversos campeonatos nos âmbitos estadual, nacional e internacional (1993-1998).
Priscila Cysneiros é coautora do livro “O essencial sobre o coletivismo”, graduada em Direito pela UNIT, graduanda em Filosofia pela Academia Atlântico, e estudiosa de temas ligados à Filosofia Política, Liberalismo e Objetivismo.
Comentários
Nenhum comentário ainda.