O livro é dividido em três partes. Na primeira parte, Holt discute as deficiências do sistema escolar tradicional. Ele aponta que as escolas são frequentemente desinteressantes e frustrantes para as crianças, e que elas podem causar estresse e ansiedade. Argumenta que as escolas não preparam as crianças para o mundo real, pois não lhes ensinam habilidades importantes, como resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade.
Na segunda parte, Holt apresenta uma visão alternativa da educação. Ele defende uma abordagem baseada na aprendizagem natural, que permite às crianças aprenderem por meio da exploração, da experimentação e da interação com o mundo ao seu redor. Também enfatiza a importância de dar às crianças liberdade e autonomia para aprender.
Na terceira parte, Holt fornece conselhos práticos para pais e educadores que desejam adotar uma abordagem de aprendizagem natural. Iferece sugestões sobre como criar um ambiente de aprendizagem estimulante e como apoiar o desenvolvimento natural das crianças.
Patrick Farenga, continuador do trabalho de Holt, resumiu e atualizou a seção jurídica do livro, além de comentar e acrescentar o relato de suas próprias experiências.
“Ensine do seu jeito” tem sido influente no movimento pela educação domiciliar. O livro foi traduzido para mais de 20 idiomas e vendeu mais de 1 milhão de cópias.
Sobre o autor
John Holt (1923-1985) foi um professor norte-americano, autor de diversos livros. O primeiro deles, “How children fail” (1964), já apresentava críticas e alternativas à escola, questionando as idéias de obrigatoriedade, avaliação, punição e nota. Holt cunhou o termo “unschooling”, “desescolarização”, e foi um dos maiores defensores do “homeschooling”, a “educação domiciliar”. As cartas que recebia de pais e professores que liam seus livros e seguiam suas indicações eram tantas que Holt lançou a “Growing Without Schooling”, a primeira revista sobre homeschooling dos EUA, atrvés da qual publicava artigos e respondia a seus leitores.
Comentários
Nenhum comentário ainda.