Este livro é um compêndio de apostilas, transcrições de aulas e cursos, artigos de jornal, introduções e capítulos de livros produzidos pelo autor ao longo de mais três décadas, e que versam todos sobre um único e mesmo tema: Aristóteles.
Olavo de Carvalho dedicou muitos anos de sua vida ao estudo da obra do Estagirita, bem como aos comentários e desdobramentos contemporâneos de suas teses, o que contribuiu para que ele desenvolvesse a sua própria filosofia assentada nas bases da filosofia aristotélica. Assim, este livro vem a ser tanto uma introdução a Aristóteles como à sua redescoberta na atualidade — a sua vingança —, o que se dá na obra do próprio Olavo e em outras tendências da ciência e da cultura indicadas por ele. E por isso é possível afirmar dele, como Olavo dissera outrora sobre o livro de Émile Boutroux, que “o Aristóteles que o leitor vai encontrar no presente volume não é um dado histórico de uma cultura extinta, exibido por um arqueólogo, mas um tesouro filosófico e científico revivificado por um intérprete capaz de pôr em ação os seus recursos inesgotáveis”.
Sobre o autor
Olavo de Carvalho, nascido em Campinas-SP, em 29 de abril de 1947, tem sido saudado pela crítica como um dos mais originais e audaciosos pensadores brasileiros. A tônica de sua obra é a defesa da interioridade humana contra a tirania da autoridade coletiva, sobretudo quando escorada numa ideologia “científica”. Para Olavo de Carvalho, existe um vínculo indissolúvel entre a objetividade do conhecimento e a autonomia da consciência individual, vínculo este que se perde de vista quando o critério de validade do saber é reduzido a um formulário impessoal e uniforme para uso da classe acadêmica.
Desejo todos livros de Olavo sobre as análises que o autor faz sobre Aristóteles.
E os livro III de Eric Voegelin sobre Platão e Aristóteles. Obrigado!