O homem contemporâneo está doente, talvez gravemente. E a origem do ‘mal-estar da civilização’ deve ser buscada sobretudo no niilismo que, no final do século passado, Nietzsche expressou tão fortemente. Este livro traça uma espécie de itinerário entre os males que nos afligem hoje, mostrando como a sabedoria antiga revela as formas de ‘cura’ do mal-estar contemporâneo. Essas ‘terapias’ talvez não consigam curar, mas pelo menos aliviarão a dor e o desespero.
Sobre o autor
Giovanni Reale (Candia Lomellina, 15 de abril de 1931 — Luino, 15 de outubro de 2014) foi um filósofo, historiador da filosofia e professor universitário italiano.
Reale propôs uma nova interpretação de Platão assente nas Doutrinas não escritas de Platão. Encabeçando a Escola de Milão, junto à Escola de Tübingen de estudos clássicos, é uma importante referência sobre Platão para muitas escolas. Fez um estudo muito detalhado e observando diversos aspectos de sua obra, viu em Platão a primeira justificativa racional da religião, confirmando portanto o aspecto metafísico no sentido de abstrato, místico e distante da realidade da física e dos problemas do dia a dia de Platão.
Ensinou, por muitos anos, Filosofia Antiga na Universidade Católica de Milão.
Comentários
Nenhum comentário ainda.