A voz de E. D. Hirsch se destaca, já há muitas décadas, como a de um grande crítico da pedagogia contemporânea, expondo a relação entre seus princípios e o fracasso educativo de gerações de estudantes. A influência de idéias românticas e progressistas, especialmente a substituição da transmissão do conhecimento pelo treinamento em habilidades gerais, como “pensamento crítico” e “aprender a aprender”, foi a tônica das reformas educacionais nos Estados Unidos; mas, como o leitor deve saber, isso não aconteceu somente nos EUA: foi exportado para outras partes do mundo, inclusive o Brasil, espalhando situações de crise.
Com base nas mais recentes descobertas da ciência cognitiva, o autor está convicto de que a solução para os problemas da educação não virá de mais dinheiro ou de mais infraestrutura, mas sim de uma mudança nas ideias fundamentais que nortearão a reforma. Para Hirsch, é uma questão de justiça social proporcionar igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, o que só se faz por meio de um currículo básico de conhecimentos, que devem ser transmitidos para o bem de cada indivíduo — que assim se torna digno, autônomo e capaz de se comunicar — e de toda a nação.
Sobre o autor
Eric Donald Hirsch Jr. (1928–) nasceu em Memphis, no Tennessee. No começo de sua carreira, dedicou-se à crítica literária, e seu livro Validity in Interpretation (1967) é considerado uma importante contribuição à hermenêutica. Nele, defende que é possível alcançar um conhecimento objetivo por meio da interpretação textual, contra atitudes céticas como o historicismo e o psicologismo, e afirma que a busca do leitor deve ser sempre resgatar o sentido imaginado pelo autor. Mais tarde, Hirsch ficou famoso por ser um grande crítico do sistema educacional americano e especialmente das reformas recentes, influenciadas por idéias românticas e progressistas. Ele originou a idéia de “literacia cultural”, segundo a qual a compreensão leitora não requer somente habilidades de decodificação, mas um arcabouço de conhecimento prévio. Por isso, em 1986 ele fundou a Core Knowledge Foundation, que publica e atualiza constantemente a série Core Knowledge, um conjunto de diretrizes curriculares muito detalhadas, para cada ano desde a pré-escola até o fim do ensino fundamental.
Comentários
Nenhum comentário ainda.