Uma das mais importantes obras de teoria política de todos os tempos, O Poder foi o melhor livro de ciência política escrito no Século XX, um século marcado por revoluções, guerras, revoltas e, especialmente, por uma descomunal concentração do poder político.
Concebido e escrito durante a Segunda Guerra Mundial, o livro surgiu “de uma meditação do autor sobre a marcha histórica rumo à guerra total”. A obra-prima de Bertrand de Jouvenel oferece uma análise detalhada do Poder sob todos os seus aspectos: sua origem, sua natureza e as razões de seu aumento.
Pela primeira vez, alguém pareceu ter compreendido os mecanismos que estimulam o crescimento do Poder. Esta obra revela a lógica desse Minotauro e nos convida a perguntar por qual motivo todas as utopias ou promessas de libertação e todas as revoltas ou revoluções, ao longo dos tempos, geraram uma concentração cada vez maior de poderes ou, ainda: por que o rebelde de hoje transforma-se no tirano de amanhã.
Sobre o autor
Bertrand de Jouvenel des Ursins, conhecido como Bertrand de Jouvenel (31 de outubro de 1903, Paris – 1 de março de 1987) foi um escritor e jornalista francês, igualmente jurista, politólogo e economista. Pensador liberal, foi, a par de Gaston Berger, um dos pioneiros e teóricos da Prospectiva em França. Fundou a revista Futuribles, dedicada à reflexão sobre as possibilidades do futuro. Foi igualmente um pioneiro da ecologia política e escritor nos tempos livres sob o pseudônimo Guillaume Champlitte.
Comentários
Nenhum comentário ainda.