A retórica é a arte ou disciplina que trata do uso do discurso, falado ou escrito, para informar, persuadir ou motivar um público, seja esse público uma pessoa ou um grupo de pessoas.
A retórica tradicional aborda aqueles casos de um monólogo formal, premeditado e prolongado, em que se busca exercer um efeito sobre o público. Mas, tendo em conta que persuadir é, num sentido mais geral, “fazer acreditar”, a definição passa a abranger não só os modos de discurso argumentativos, mas também os expositivos, que buscam ganhar aceitação para informações ou explicações.
De qualquer maneira, quer estejamos buscando iluminar a razão, satisfazer a imaginação, mover as paixões ou influenciar a vontade, devemos adotar as estratégias que mais nos ajudem a alcançar nosso objetivo.
Nesta edição definitiva de sua Retórica clássica para o estudante moderno, Edward Corbett, com a ajuda do pesquisador Robert Connors, torna a antiga arte da retórica novamente viva e acessível, e a adapta, além do mais, para o uso também na composição escrita.
Ao guiar o leitor moderno pela formação característica das escolas do Ocidente por mais de dois mil anos, instruindo-o nas três partes vitais da retórica — a “descoberta de argumentos”, a “disposição do conteúdo” e o “estilo” —, o autor capacita qualquer um que deseje ser capaz de expor suas ideias com clareza, convencer um público hesitante ou, com o melhor dos recursos disponíveis e da melhor forma possível, ganhar para si a confiança da audiência.
Sobre os autores
Edward Patrick Joseph Corbett nasceu na Dakota do Norte em 1919, neto de imigrantes irlandeses, e aos dez anos mudou-se para Milwaukee; a família sofreu com o desemprego e a pobreza da Grande Depressão. Estudou na Marquette University High School, instituição jesuíta, onde começou os estudos de latim e grego, o que influenciou sobremaneira o seu permanente interesse pelos clássicos. Formado ali em 1938, estudou no seminário do Venard College na Pensilvânia, e no Maryknoll Apostolic College em Nova York. Em 1946 alistou-se na Marinha, e esteve como técnico de radares na Ilha Majuro e na China. Foi no Pacífico Sul que conheceu a obra Como ler livros de Mortimer Adler, que teve nele uma profunda repercussão. De 1973 a 1979, editou a revista College Composition and Communication (CCC), publicação da Conference on College Composition and Communication (CCCC), a maior organização de pesquisa sobre teoria e ensino da escrita no mundo. De todos que participaram da redescoberta da retórica clássica para os estudos modernos de composição, Corbett foi o que exerceu a maior influência. Nos 24 anos em que trabalhou na Ohio State University, formou muitos alunos que continuaram seu trabalho, e inspirou inúmeros outros. Faleceu antes de completar os 79 anos, em Columbus, Ohio.
Robert J. Connors é professor de inglês na Universidade de New Hampshire. Ele é o coeditor de Selected Essays of Edward P. Corbett e Essays on Classical Rhetoric and Modern Discourse. Ele também foi co-autor do St. Martin’s Guide to Teaching Writing e do The St. Martin’s Handbook.
Comentários
Nenhum comentário ainda.