Este é um livro de filosofia para pais, e o que me motivou a escrevê-lo é a mesma coisa que deve motivá-lo a lê-lo: eu amo meus filhos e quero que eles sejam boas pessoas.
Porém, basta o amor do pai para tornar o filho bom? É evidente que não. É preciso ajudá-lo em seu desenvolvimento, a construir boas amizades, a discernir o que é bom, enfim: é preciso colocá-lo por assim dizer no caminho da felicidade.
Mas o que é a felicidade? E, pior ainda, qual é o caminho para atingi-la?
Por sorte, contamos com uma obra milenar que traz ótimas respostas para estas perguntas, porque foi escrita justamente com a pretensão de analisá-las por aquele que foi talvez o maior filósofo da humanidade: a Ética a Nicômaco, de Aristóteles.
O meu intuito neste livro que agora você tem nas mãos foi apresentar e comentar a Ética de Aristóteles de um jeito que a tornasse compreensível para nós, pais modernos, e também aplicável. Será que se Nicômaco, filho de Aristóteles, vivesse hoje, seu pai lhe diria as mesmas coisas que escreveu em seu tratado de ética?
Sim — E veremos por quê.
Sobre o autor
Connor Gallagher recebeu seu mestrado em Filosofia e seu doutorado em Direito pela Catholic University of America. Foi assessor do Meritíssimo Robert J. Conrad Jr. Atualmente, além de vice-presidente da Saint Benedict Press e da TAN Books, é produtor-executivo da Catholic Courses e professor-adjunto de filosofia na Belmont Abbey College. Ele e sua esposa vivem em Fort Mill, na Carolina do Sul, e são pais de nove filhos.
Comentários
Nenhum comentário ainda.