Gertrude Himmelfarb erigiu neste livro um ensaio interpretativo sobre os Iluminismos britânico, francês e americano em suas dimensões sociológicas, políticas e filosóficas. A análise comparada resgata o significado do Iluminismo e o recupera do domínio e da usurpação empreendidos pelos franceses, como ela mesma qualifica o trabalho, propondo-se também à tarefa igualmente ambiciosa de restituí-lo aos britânicos, que contribuíram para fundá-lo. Caminhos para a Modernidade resgata o sentido do Iluminismo ao expor criticamente suas origens e diversidade, permitindo que ele não seja percebido exclusiva e restritivamente como um movimento francês.
O enquadramento teórico realizado aqui pela historiadora norte-americana Gertrude Himmelfarb permite compreender o fenômeno do Iluminismo britânico, francês e americano, e como as concepções de natureza humana e de princípios abstratos, como o da liberdade, eram divergentes entre eles, produzindo consequências completamente diversas.
Sobre a autora
Gertrude Himmelfarb (1922-2019) foi professora emérita da City University of New York e realizou seu doutorado na Universidade de Chicago, tendo cumprido parte dos estudos na Universidade de Cambridge e no Jewish Theological Seminary em Nova York. A historiadora integrou a British Academy, a American Academy of Arts and Sciences, a Royal Historical Society e a Society of American Historians. Recebeu em 2004 a Medalha Nacional de Humanidades, nos Estados Unidos. Foi casada com Irving Kristol, importante crítico social norte-americano.
Comentários
Nenhum comentário ainda.