A Reforma protestante do século 16 permanece como uma das mais excitantes e fascinantes áreas de estudo. Uma questão central e muito importante, levantada pela pesquisa moderna intensiva sobre o Renascimento e o escolasticismo do final da Idade Média, são as origens intelectuais da Reforma. Esta obra explora as complexas raízes intelectuais da Reforma, expondo um comprometimento com as ideias do humanismo e do escolasticismo. McGrath demonstra como as origens intelectuais da Reforma são heterogêneas e delineia as implicações dessa descoberta para que entendamos a Reforma como um todo. Este livro é mais do que uma fascinante exploração na história das ideias, ele também é uma defesa do movimento da história intelectual como um todo em face das semelhanças histórico-culturais, e a reafirmação da importância das ideias para o desenvolvimento da história.
Sobre o autor
Alister McGrath (Belfast, 23 de janeiro de 1953) é um teólogo cristão, Pastor Anglicano, apologista, professor de Teologia, Religião e Cultura, na King’s College, de Londres e pesquisador sênior do Harris Manchester College. É casado com Joanna Collicutt McGrath. Possui pós-doutorado em biofísica molecular e doutorado em teologia pela universidade de Oxford. Seu interesse principal se concentra na história do pensamento cristão, com ênfase particular na relação entre as ciências naturais e a fé cristã. Ex-ateu, o Dr. McGrath é considerado um dos mais influentes pensadores cristãos da atualidade.
Em seus escritos e palestras públicas, ele promove a “teologia científica” e se opõe fortemente a corrente anti-religiosa. McGrath até recentemente era professor de Teologia Histórica na Universidade de Oxford, mas agora tem assumido a cadeira de Teologia, Religião e Cultura, na King’s College de Londres desde setembro de 2008. Até 2005, era diretor de Wycliffe Hall.
Comentários
Nenhum comentário ainda.