A Escola Austríaca de Economia foi fundada em 1871 por Carl Menger, jornalista e economista, com o lançamento do livro Principles of Economics. Menger, William Stanley Jevons e Léon Walras são considerados os cofundadores da Revolução Marginalista, vertente que propunha uma mudança na interpretação da teoria valor-trabalho.
Segundo eles, o valor de um determinado objeto não se baseia no tempo e esforço de trabalho empenhado para sua realização, mas em como as pessoas percebem a utilidade de determinado produto ou serviço para si. Essa perspectiva mudou a maneira como os economistas passaram a enxergar o mundo: a valorização de algo era definida pelo consumidor. Porém, o que define a valoração? Para responder ao paradoxo, os estudiosos austríacos formularam o conceito de utilidade marginal.
A influência da Escola Austríaca de Economia não parou por aí, pois outros grandes economistas desenvolveram suas próprias ideias a partir das que foram apresentadas. Entre eles: Eugen von Böhm-Bawerk, Friedrich von Wieser, Ludwig von Mises e F. A. Hayek. De forma sucinta, você encontrará nesta edição uma visão geral dos princípios desta escola.
Sobre os autores
CHRISTOPHER J. COYNE é professor de Economia na George Mason University, onde também obteve seu PhD. É professor-associado do F. A. Hayek Program for Advanced Study in Philosophy, Politics, and Economics e F. A. Harper Professor de Economia, ambos no Mercatus Center. Além disso, Coyne é editor e autor de diversas resenhas, artigos acadêmicos e obras já publicadas. Em 2016, foi vencedor do prêmio Teaching Excellence da George Mason University.
PETER J. BOETTKE é professor de Economia e Filosofia na George Mason University, onde também obteve seu PhD, diretor do F. A. Hayek Program for Advanced Study in Philosophy, Politics, and Economics e BB&T Professor do Study of Capitalism no Mercatus Center. Autor de diversos livros e artigos, Boettke já desenvolveu um programa de pesquisa em economia política. Em 2013, tornou-se presidente e fundador honorário da World Interdisciplinary Network for Institutional Research.
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