Emotions é o segundo álbum de estúdio da cantora e compositora norte-americana Mariah Carey, lançado a 17 de Setembro de 1991 pela editora discográfica Columbia. Este projecto viu um notável distanciamento do som presente no trabalho anterior da artista, Mariah Carey (1990), cuja sonoridade é maioritariamente pop contemporânea e repleto de baladas. Além disso, contrariamente ao trabalho de estreia de Carey, em Emotions ela teve a oportunidade e assumir maior controle criativo, optando por colaborar com novos compositores e produtores, à excepção de Walter Afanasieff, e ainda explorar novos géneros musicais, como o dance, gospel e outros subgéneros soul.
Inicialmente, a resposta da crítica especialista em música contemporânea foi mista, com elogios sendo direccionados ao desempenho vocal da cantora. Porém, o formato “formuláico” do álbum, assim como uma suposta falta de melhoria nas letras da artista, não agradaram os analistas musicais. Não obstante, Emotions venceu um prémio de música da Billboard na categoria feminina. A nível comercial, estreou no quarto posto da tabela musical de álbuns do seu país natal, onde eventualmente recebeu o certificado de disco de platina por quatro vezes na Recording Industry Association of America (RIAA). Em outros países, alcançou as dez melhores posições em mais sete tabelas musicais, incluindo o Japão, a Nova Zelândia e a Noruega. Até 2011, oito milhões de unidades do álbum já haviam sido comercializadas em todo o mundo.
Sobre a cantora
Mariah Carey (Huntington, 27 de março de 1969) é uma cantora, compositora, produtora musical e atriz estadunidense. Reconhecida por seu alcance vocal de cinco oitavas, estilo de canto melismático e uso exclusivo do registro de apito, ela é referida como “Pássaro Supremo” e “Rainha do Natal”. Ao longo de sua carreira, Carey tem sido considerada uma das maiores e mais influentes vocalistas da história da música gravada. Ela é creditada por ter influenciado a construção vocal de diversos artistas de diversos gêneros musicais e como uma das primeiras artistas a popularizar o hip hop e a prática dos remixes na música popular.
Comentários
Nenhum comentário ainda.