Apresentamos esta coletânea de contos e novelas que são verdadeiras pérolas da prosa clássica russa, escolhidas de maneira que todos vocês possam encontrar nela obras consoantes a seus gostos e interesses. Quem ainda não está familiarizado com a literatura russa, vai descobri-la por meio de seus textos mais representativos; quem já a conhece, decerto ampliará e aprofundará esse conhecimento. Uma dúzia de narrativas reunidas a seguir (A pobre Lisa, de Nikolai Karamzin; O tiro e A nevasca, de Alexandr Púchkin; Vyi e O capote, de Nikolai Gógol; O primeiro amor, de Ivan Turguênev; Lady Macbeth do distrito de Mtsensk, de Nikolai Leskov; Uma anedota ruim, de Fiódor Dostoiévski; O fazendeiro selvagem e O urso governador, de Mikhail Saltykov- Chtchedrin; A flor vermelha e Attalea Princeps, de Vsêvolod Gárchin) remonta às épocas do sentimentalismo, do romantismo e do realismo, três escolas principais que dominaram sucessivamente, desde a última década do século XVIII até a segunda metade do século XIX, o cenário cultural da Rússia.
Sobre os autores
Nikolai Mikhailovich Karamzin (12 de Dezembro de 1766 – 22 de Maio de 1826) foi um historiador, escritor, poeta russo, membro da Academia das Ciências de São Petersburgo (1818).
Aleksandr Sergeevich Pushkin (Moscou, 26 de maio — São Petersburgo, 29 de janeiro) foi um poeta, escritor e dramaturgo russo da Era Romântica.
Nikolai Vasilievich Gogol (Sorochyntsi, Poltrávia, Império Russo, 20 de março — Moscovo, 21 de fevereiro), foi um proeminente escritor do Império Russo. Sua nacionalidade é motivo de polêmica, pois sua cidade natal fazia parte do Império Russo na época, mas atualmente pertence à Ucrânia. Como consequência, tanto a Rússia quanto a Ucrânia reivindicam a sua nacionalidade. Apesar de muitos de seus trabalhos terem sido influenciados pela tradição ucraniana, Gogol escreveu em russo e sua obra é considerada herança da literatura russa. Toda a sua obra é fundada no realismo, mas um realismo muito próprio, com rasgos do que viria a ser o surrealismo.
Ivan Sergeiévitch Turguêniev (Oriol, 9 de novembro de 1818 — Bougival, 3 de setembro de 1883) foi um romancista, poeta, escritor de contos e novelas, tradutor, dramaturgo e divulgador da literatura russa no Ocidente.
Nikolai Semiónovich Leskov (Oriol, 16 de fevereiro de 1831 — São Petersburgo, 5 de março de 1895), foi um escritor russo. Seus romances descrevem com perfeição a vida social da Rússia.
Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski (Moscou, 11 de novembro de 1821 – São Petersburgo, 9 de fevereiro de 1881) foi um escritor, filósofo e jornalista do Império Russo. É considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história, bem como um dos maiores “psicólogos” que já existiram (na acepção mais ampla do termo, como investigadores da psiquê).
Mikhail Yevgrafovich Saltykov-Shchedrin (27 de janeiro de 1826 – 10 de maio de 1889) foi um importante escritor satírico russo do século XIX. Ele passou a maior parte de sua vida trabalhando como funcionário público em várias funções.
Vsevolod Mikhailovich Garshin (14 de fevereiro de 1855 — São Petersburgo, 5 de abril de 1888) foi um contista russo do século XIX, cujas obras ajudaram a popularizar o gênero na Rússia.
Comentários
Nenhum comentário ainda.