O que acontece quando dois filósofos discordam de uma questão? O óbvio: eles entram em debate, discutindo argumentos e expondo seus pontos de vista. Do debate entre os filósofos Alvin Plantinga e Michael Tooley resultou este livro, que tem como principal objetivo discutir a possibilidade de a crença em Deus ser epistemicamente justificada.
Como era de se esperar, o debate começa com as exposições de dois pontos de vista opostos e termina com a réplica e a tréplica dos debatedores. O resultado desse exercício filosófico é a obra primorosa que o leitor tem em mãos e que, sem dúvida, poderá ajudá-lo a aprofundar e ampliar o entendimento a respeito das implicações epistemológicas da crença em Deus.
Sobre os autores
ALVIN PLANTINGA é doutor em filosofia pela Universidade Yale. Ocupou por trinta anos a cátedra John A. O’Brien de Filosofia na University of Notre Dame, nos Estados Unidos, e foi professor da cátedra Jellema de Filosofia na Calvin College. Foi presidente da American Philosophical Association e da Society of Christian Philosophers. Aclamado como um dos mais importantes filósofos analíticos da atualidade, foi laureado em 2017 com o prêmio Templeton em reconhecimento por seu rigoroso trabalho em epistemologia, metafísica e filosofia da religião. É autor de vários livros, entre eles Ciência, religião e naturalismo: onde está o conflito?, Conhecimento de Deus e Deus, a liberdade e o mal, publicados por Vida Nova.
MICHAEL TOOLEY é doutor em Filosofia pela Universidade de Princeton e professor de Filosofia na Universidade do Colorado. É bastante conhecido por suas obras nas áreas de Metafísica e Ética Aplicada e, sobretudo, por suas pesquisas sobre a questão do aborto e sobre a metafísica do tempo e da causalidade.
Comentários
Nenhum comentário ainda.