Conhecido por fazer de um guarda-roupa a entrada para um mundo épico e fantástico, C. S. Lewis, no entanto, foi além do campo literário. O britânico, autor de “As crônicas de Nárnia” e “Cartas de um diabo a seu aprendiz”, foi muito mais do que um romancista. Proveniente de uma Europa entremeada por duas Guerras Mundiais, Lewis envolveu-se intensamente nos debates do seu tempo.
Caminhou com tranquilidade por diversos temas como o poder de expressão da linguagem política, o valor da argumentação e o papel da vida espiritual na esfera pública. Com simplicidade e clareza características, suas reflexões foram sempre guiadas pela honestidade e pelo espírito crítico.
Esta introdução apresenta o intelectual multifacetado, empenhado de maneira franca nos debates contemporâneos. Ao recorrer a uma vasta gama de fontes, incluindo cartas e artigos de jornal, bem como textos famosos como “Os quatro amores” e “Cristianismo puro e simples”, ela nos mostra o pensador moral e político na tentativa de “recuperar o encanto do mundo”. O resultado é um perfil lúcido que permitirá ao leitor não só se aproximar de uma das principais figuras do mundo literário do século 20, mas também descobrir o quanto Lewis tem a dizer à sociedade atual.
Sobre o autor
Manfred Svensson é doutor em filosofia pela Universidade de Munique, na Alemanha, e diretor do Instituto de Filosofia na Universidade dos Andes. Em 2011 ganhou o concurso de Ensaios em Humanidades Contemporâneas. É coautor do livro Excepción universitaria e coeditor de Matrimonio en conflicto: visiones rivales sobre el matrimonio entre personas del mismo sexo e autor de vários livros, entre eles Reforma protestante y tradición intelectual cristiana.
Comentários
Nenhum comentário ainda.