Butterfly é o sexto álbum de estúdio da cantora, compositora e produtora estadunidense Mariah Carey, lançado em 16 de setembro de 1997 pela Columbia Records. O álbum contem canções com estilo adulto-contemporânea e hip hop, bem como algumas melodias mais suaves e contemporâneas. Ao longo do projeto, Carey trabalhou com Walter Afanasieff, com quem ela escreveu e produziu a maior parte do material de seus álbuns anteriores. Ela também trabalhou com muitos produtores e rappers de hip hop famosos, como Sean “Puffy” Combs, Q-Tip, Missy Elliott e os Trackmasters. Com este último produzindo a maior parte do álbum, Butterfly’ desviou-se do som contemporâneo do trabalho mais antigo de Carey.
Com Butterfly, Carey continuou a transição que começou com o álbum anterior, Daydream (1995), que a impulsionou ainda mais para o mercado de R&B e hip hop e ainda mais longe do contexto pop de seu trabalho anterior. Durante seu casamento com Tommy Mottola, Carey tinha pouco controle sobre os passos criativos e artísticos que ela fazia em seus álbuns; no entanto, após o divórcio no meio da concepção do álbum, ela foi capaz de refletir sua maturidade criativa e evolução na gravação do álbum. Carey escreveu no encarte de seu décimo segundo álbum de estúdio, Memoirs of an Imperfect Angel (2009), que ela considera Butterfly sua obra-prima e um ponto de mudança na sua vida e carreira.
Sobre a cantora
Mariah Carey (Huntington, 27 de março de 1969) é uma cantora, compositora, produtora musical e atriz estadunidense. Reconhecida por seu alcance vocal de cinco oitavas, estilo de canto melismático e uso exclusivo do registro de apito, ela é referida como “Pássaro Supremo” e “Rainha do Natal”. Ao longo de sua carreira, Carey tem sido considerada uma das maiores e mais influentes vocalistas da história da música gravada. Ela é creditada por ter influenciado a construção vocal de diversos artistas de diversos gêneros musicais e como uma das primeiras artistas a popularizar o hip hop e a prática dos remixes na música popular.
Comentários
Nenhum comentário ainda.