“A mente cativa” analisa o poder dos regimes tiranos que escravizam homens e mulheres, não somente por meio do terror, mas por meio das ideias, obtendo a qualidade de propriedade sobre o espírito humano. Defendendo a liberdade intelectual, a perspectiva brilhantemente polêmica de Milosz teve um papel significativamente libertador na Polônia, sendo ainda relevante nos dias de hoje. Escrito em Paris no ano de 1951, enquanto estava em exílio de sua Polônia nativa, a denúncia de Milosz ao stalinismo irou muitos intelectuais europeus em uma época em que estavam se aproximando da Rússia comunista. Contudo, hoje é conhecido como um clássico contra o totalitarismo, no mesmo patamar de Orwell e Alexander Soljenítsin.
Sobre o autor
Czesław Miłosz foi um poeta, prosador, ensaísta, tradutor e diplomata polonês-americano. Nasceu em 30 de junho de 1911 na Lituânia e faleceu em 14 de agosto de 2004 em Cracóvia, Polônia.
Miłosz é considerado um dos maiores poetas poloneses do século XX e um dos autores mais importantes da literatura mundial. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1980 “por sua obra, que com amplitude de visão e perspicácia intelectual abrange temas existenciais do nosso tempo”.
Comentários
Nenhum comentário ainda.