Este livro oferece um panorama do que a nossa literatura ostenta de melhor e de mais representativo ao longo de sua evolução histórica. Dentro de cada uma das onze épocas em que se divide nossa história literária, são focalizados os autores de maior importância, apresentando-se de cada um deles um ou mais excertos antológicos, os quais são precedidos de uma notícia que os situa cronologicamente no quadro de nossas letras e seguidos de um comentário crítico que lhes destaca os principais pontos de interesse.
Sobre o autor
Massaud Moisés (São Paulo, 9 de abril de 1928 – São Paulo, 11 de abril de 2018) foi um professor brasileiro, titular da Universidade de São Paulo (USP), de 1973 a 1995, ano em que se aposentou. Em 1951 foi professor de literatura brasileira em vários colégios de São Paulo, bem como na Unversidade Mackenzie e na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Sedes Sapientiae” da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP).
Tendo sucedido ao Prof. António Soares Amora na Cátedra de Literatura Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), desenvolveu importantes trabalhos de pesquisa nesta área, a partir da década de 1950. Os estudos de Literatura Portuguesa haviam sido introduzidos nas universidades brasileiras no final da década de 1930. Na USP, esse trabalho se deu pelas mãos do professor português Fidelino de Figueiredo, cujo trabalho foi continuado pelo seu discípulo António Soares Amora, a quem sucedeu Massaud Moisés.
Foi professor visitante nas universidades de Wisconsin (1962-63), Indiana (1967-68), Vanderbilt, Texas (1971), Califórnia (1982), Vanderbilt (1970-87) e Santiago de Compostela (2001), tendo sido também o coordenador literário da Colóquio/Letras no Brasil. A 26 de novembro de 1987 foi feito Comendador da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal.
Comentários
Nenhum comentário ainda.