Em “Camaradas”, Robert Service inicia sua análise crítica com Karl Marx e Vladimir Lenin, passando por Mao Tsé-tung, Fidel Castro e vários outros protagonistas de acontecimentos mundiais decisivos, oferecendo ao leitor um verdadeiro panorama da história do comunismo mundial. Sem se restringir apenas a discorrer sobre a política das altas esferas de poder dos regimes, Service apresenta também as condições sociais que levaram milhões de pessoas a apoiar o comunismo em muitos países.
Na sequência, ao realizar uma acurada investigação acerca dos regimes de longa duração (como o da extinta Iugoslávia e o de Cuba) e abordar o fracasso de algumas revoluções comunistas (como a da Hungria, em 1919, e a dos ineficientes partidos comunistas dos Estados Unidos), seu estudo crítico esmiúça as ligações internacionais que conectam centenas de organizações até os dias atuais.
Mais de duas décadas após o colapso do comunismo na Europa oriental e na extinta União Soviética, Robert Service abraça a tarefa de examinar essa doutrina econômica e sociopolítica. Baseando-se em ricas e fidedignas fontes de informação, inclusive com novos documentos, o autor nos apresenta uma visão humanizada sobre o assunto, bem como um resumo crítico do fenômeno comunista global.
Sobre o autor
Robert John Service (nascido em 29 de outubro de 1947) é um historiador, acadêmico e autor britânico que tem escrito extensivamente sobre a história da União Soviética, particularmente sobre o período da Revolução de Outubro à morte de Stalin. Atualmente é professor de história da Rússia na Universidade de Oxford, Companheiro do St Antony’s College, e membro sênior da Hoover Institution da Universidade Stanford. Como autor, Service é conhecido por ter escrito em 2000, 2004 e 2009, as biografias de Vladimir Lenin, Josef Stalin e Leon Trotsky, respectivamente.
Comentários
Nenhum comentário ainda.