Neste best-seller do New York Times, o renomado economista Thomas Sowell derruba os mitos que embasam o movimento pela justiça social.
A busca por justiça social é uma poderosa missão de nosso tempo e que, por diversos motivos, tem um grande apelo a variadas pessoas. Mas aqueles que usam as palavras nem sempre apresentam os mesmos conceitos. Esclarecer essas concepções é o primeiro passo para descobrir em que concordamos e discordamos. A partir daí, é basicamente uma questão de conhecer os fatos. “Falácias da Justiça Social” revela como muitas afirmações consideradas verdadeiras simplesmente não se sustentam diante de fatos documentados, que geralmente são o oposto do que muitas pessoas acreditam. Por mais atraente que seja a visão da justiça social, a questão fundamental é se a agenda da justiça social nos levará à concretização dessa visão. A história nos mostra que essa agenda, muitas vezes, leva à direção oposta e, eventualmente, com consequências catastróficas.
Sobre o autor
Um dos mais influentes economistas americanos em atividade, Thomas Sowell é um destacado defensor da economia de mercado. Graduou-se em Harvard, obteve o título de mestre na Universidade de Columbia e o de doutor na Universidade de Chicago. Como intelectual público, ganhou notoriedade por, sendo negro, opor-se a ações afirmativas como cotas raciais. Escreveu mais de 30 livros e lecionou em Cornell, California, UCLA, Stanford, entre outras universidades. Colabora com The Wall Street Journal e as revistas Forbes e Fortune.
Comentários
Nenhum comentário ainda.